O que é o mantra?

O que é o mantra?

O mantra (man mente e tra controle) é uma técnica milenar que associa a reverberação, a frequência sonora e a impressão energética de determinadas palavras, resultando em fantásticas fórmulas que atuam como canalizadoras de estados interiores específicos que auxiliam os processos de limpeza da mente, elevando a qualidade dos pensamentos e a capacidade meditativa.

Os poderosos mantras que chegaram aos tempos atuais pelos caminhos da tradição védica ou foram divinamente revelados em estados transcendentais de consciência ou foram ouvidos e repassados pelos ríshis e yogis (sábios) de tempos imemoriais. São sílabas ou versos normalmente recitados em sânscrito. Para algumas escolas, especificamente as de fundamentação mais técnica do que devocional, mantra pode ser qualquer instrumento sonoro – seja sílaba, palavra, frase ou texto – que detenha uma função específica. No entanto, é fundamental que pertença a uma língua morta, onde significados e pronúncias não possam ser alterados nem sofram erosão de regionalismos e outras diluições linguísticas ao longo do tempo. Dessa forma, um mantra será sempre aquele mantra, sem prejudícios e cada vez mais fortalecido energética e simbolicamente, o que melhorará constantemente seus efeitos sobre a mente humana.

Existem mantras para facilitar a concentração e a meditação, mantras para energizar determinados chakras, para adormecer ou despertar estados mentais, para comungar frequências espirituais, para massagear os corpos sutis, para oferecer o alimento, vibrar canais energéticos a fim de desobstruí-los (purificadores)... são muitos os objetivos e os benefícios colhidos pela prática dessa fantástica técnica. O mantra é um órgão vital no corpo da Ciência do Yoga.

Fonte: www.omsatyoga.com

 



Comente isso! Comentar

  • Não existem comentários ainda, clique em comentar e seja o primeiro!