O que é Jala Neti?

O que é Jala Neti?

O Jala Neti é uma das seis ações purificatórias apresentadas no Hatha Yoga Pradípiká, um texto de mais de 500 anos. Jala, significa água e neti, neste contexto, limpeza. Refere-se a uma atividade de higienização das fossas e da mucosa nasal que se faz usando um recipiente chamado de Lota, água morna e sal.

Essa limpeza natural elimina o acúmulo de muco, de outras impurezas tais como micro-organismos patogênicos e drena os seios paranasais de modo que auxilia na prevenção e no tratamento de diversas doenças como sinusite, rinite, resfriado, gripe, alergias respiratórias etc.

Também mantém saudáveis os mecanismos de secreção e drenagem do ouvido, nariz e garganta, prevenindo contra inflamações oculares, da garganta e dos ouvidos. É muito útil em casos de Asma. Aumenta a resistência às alterações climáticas e poluição atmosférica. Além disso, promove uma melhora da acuidade visual mediante a estimulação dos ductos e glândulas lacrimais. No nível energético, equilibra o fluxo do prana e estimula o ajña chakra.

O que diz o texto clássico e os estudos recentes?

“Purifica o crânio e melhora a acuidade da visão, eliminando rapidamente todas as moléstias que possam surgir acima da linha dos ombros”

Verso 30 da II seção da Hatha Yoga Pradípiká.

“Em um estudo longo de oito anos, Pedro de Vicente observou a utilidade terapêutica de Jala Neti no tratamento de asma brônquica e condições espasmódicas descendentes da (via) área respiratória. Ele informou que de 188 pacientes, 160 (85%) mostraram melhorias gerais da saúde, 170 (90%) mostraram melhoria sintomática, 147 (78%) mostraram redução do medicamento, enquanto 66 (35%) não necessitaram medicamento durante as crises e 175 (93%) obtiveram melhor controle em ataques após Neti.”

Gharote, 2000.

Precauções

Está prática é contra-indicada para pessoas que sofrem de hemorragias nasais freqüentes. Não é recomendado que se realize Jala Neti à noite, antes de deitar, pois pode permanecer um resquício de água na cavidade nasal que poderá ir para o canal auditivo predispondo uma inflamação. Durante a realização dessa higienização, respire somente através da boca.

Preparação

Para realizar o Jala Neti é necessário um recipiente próprio chamado de Lota que se parece com um pequeno bule com um bico apropriado para inserir na narina. A água deve ser filtrada ou mineral e tem que estar morna, um pouco acima da temperatura corporal e salgada na proporção de uma colher de chá rasa de sal para 500 ml. Para saber se a temperatura está adequada, derrame um pouco no dorso da mão, você deve sentir um calor confortável sem queimação. Caso esteja com sinusite, acrescente 2 gotas de própolis e para tratar de rinite alérgica, adicione 2 gotas de limão.

Entenda como deve ser feito o Jala Neti

Fique em pé, incline o tronco um pouco para frente e gire a cabeça para o lado direito. Então coloque o bico do lota na narina direita e vá virando o recipiente de modo que a água entre por essa fossa e saia pela outra de modo natural, sem forçar. Durante esse processo mantenha a boca entreaberta e respire por ela.

Após esvaziar o recipiente passando a água da narina direita para a narina esquerda, faça uma pausa realizando um ciclo de 10 execuções de Kapalabhati e em seguida, faça a água fluir da fossa nasal esquerda para a direita. Finalize com mais um ciclo de Kapalabhati.

Fonte: www.yogaemcasa.net

 

 



Comente isso! Comentar

  • Não existem comentários ainda, clique em comentar e seja o primeiro!